sábado, 25 de junho de 2011

Profissões que gostaríamos de saber mais- Parte 4

ENGENHARIA CIVIL


O que faz:

Atua na elaboração e acompanhamento de todas as etapas de projetos de construção de prédios (comerciais e residenciais), estradas, pontes, viadutos, obras fluviais e outros tipos de construção. 

Características profissionais importantes (aptidões, habilidades e competências)

Sólidos conhecimentos na área de exatas (matemática, física e química), bons conhecimentos de informática, capacidade de planejamento, facilidade para trabalhar em equipe, responsabilidade, concentração e atenção.

Mercado de Trabalho

Construtoras, empresas de engenharia civil, escritórios de elaboração de projetos de construção, assessoria, órgãos públicos e indústrias.

Especializações


Após a formação, o engenheiro civil pode fazer cursos de especialização em: Hidráulica, Saneamento, Estruturas e Fundações, Infra-estrutura (portos, rodovias, aeroportos), entre outros.

Salário Médio Inicial

De R$ 2.500,00 a R$ 3.500,00





DIREITO

As Carreiras do Direito
Direito
Habilitação:
Bacharel em Direito
Duração do Curso:
5 anos
Area:
Humanas
Atributos do Profissional:
Persuasão e Oratória
Salário Médio:
R$ 2753,00
O Bacharel em Direito recém formado tem 2 campos principais de atuação para escolher: Carreira de Advogado ou Carreira Jurídica.

O Advogado é o profissional que usando como ferramentas a constituição e as leis, tenta disciplinar e resolver os conflitos entre as pessoas, empresas e instituições, fazendo prevalecer a justiça.

A carreira em advocacia é uma das carreiras que mais tem especializações e ramos que podem ser seguidos, o advogado pode defender os seus clientes nos campos: civil, penal, trabalhista, tributário, comercial, previdenciario, dentre outros.

Já na Carreira Jurídica o bacharel em direito poderá se especializar e prestar concurso público para se tornar: Delegado de Polícia, Promotor de Justiça, Juiz de Direito, Procurador e Desembargador.



Comissário de vôo ou Aeromoça

O que é ser comissário ou aeromoça?

Comissários de vôo ou no caso das mulheres as aeromoças, são profissionais responsáveis por garantir um ambiente de tranqüilidade, conforto e segurança para os passageiros, seja servindo um drinque de boas-vindas a bordo, administrando conflitos e comportamentos inconvenientes, ou zelando pela vida do passageiro, em caso de acidente. São agentes de segurança a bordo e por isso estão preparados para qualquer emergência. 
Pelo seu lado fascinante, de conhecer muitas cidades e países, fora de uma rotina de escritório e de uma jornada tradicional de trabalho, a profissão de comissário de bordo atrai muitos jovens. A rotina do trabalho, porém, é de alta responsabilidade. O comissário não pode aparentar cansaço e o bom humor é imprescindível. É ele quem assegura a imagem da qualidade dos serviços das empresas.

Quais as características necessárias para ser comissário ou aeromoça?

Para ser comissário de vôo ou aeromoça, em primeiro lugar a pessoa precisa ser muito atenciosa e simpática, boa aparência também é imprescindível. Mas acima de tudo a pessoa tem que ter uma boa resistência física e disponibilidade para estar sempre viajando.

Características desejáveis:

  • autocontrole
  • boa aparência
  • boa saúde
  • capacidade de adaptação a novas situações
  • capacidade de comunicação
  • capacidade de decisão
  • capacidade de lidar com o público
  • desembaraço
  • discrição
  • equilíbrio emocional
  • firmeza
  • gosto por servir
  • habilidade para mediar conflitos
  • iniciativa
  • paciência
  • senso de responsabilidade
  • simpatia

Como ser um comissário ou aeromoça?

Para conseguir a licença de comissário de voo (CMS), o candidato deverá ter 18 anos, ensino médio completo e freqüentar uma Unidade de Instrução Profissional (entidade homologada pela Anac), a fim de cumprir o Programa de Instrução Teórica e Prática estabelecido no Manual de Curso de Comissário de Voo (MMA 58-11, de 28 março 1995), com carga horária total, mínima, de 138 horas-aula. 


O candidato ainda deve se submeter às provas que compõem o exame da Anac. Após a aprovação neste exame, o aluno poderá ingressar em uma empresa aérea. A partir daí ele deve receber instruções teóricas e práticas sobre o equipamento (avião), em uma aeronave propriamente dita (no solo) ou em um simulador, específico para o tipo de aeronave na qual o aluno irá habilitar-se, no total mínimo de 27 horas-aula. A empresa ainda oferecerá estágio em vôo de, no mínimo, 15 horas, sendo que, destas, uma hora deverá ser destinada para realização de exame prático aplicado por profissionais credenciados pela Anac.
Comprovado o estágio em vôo e ocorrendo a aprovação no exame, a empresa solicitará à Agência ou nas Unidades Regionais, a expedição da licença e do Certificado de Habilitação Técnica (CHT) do contratado, com o qual o Comissário poderá desempenhar suas atividades profissionais.
Um comissário hoje tem ganhos iniciais na faixa de R$ 2.000. Já um profissional experiente, atuando em uma companhia aérea internacional, pode chegar a ganhar US$ 2.500 e até mais.

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